BLOG WORLD MEDIC

Informações úteis pensando no melhor para você

O que é Hepatite C?

Hepatite C

A hepatite C é uma doença infecciosa frequentemente crônica que atinge o fígado e provoca inflamação. Ela é causada pelo vírus da hepatite C (HCV). A população toxicodependente é particularmente afetada. Diferencia-se a hepatite C aguda, se durar menos de 3 meses e hepatite C crônica se ela durar mais de 6 meses.

Causas de hepatite C – A hepatite C é causada pelo vírus C, sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores na área da saúde, ou por meio de drogas injetáveis. A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5%, ocorre no momento do parto. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual.

Epidemiologia Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3% da população, ou seja, mais de 150 milhões de indivíduos estão infectados pelo vírus da hepatite C.

Dados mais recentes atribuem ao vírus HCV 20% dos casos de hepatite aguda, 70% dos casos de hepatite crônica, 40% dos casos de cirrose hepática, 60% dos casos de carcinoma hepatocelular e 30% dos casos de transplantes hepáticos realizados em países desenvolvidos.

A hepatite C atinge 3 milhões de brasileiros. Em um projeto para monitorar as estatísticas de casos de hepatite C no Brasil, o projeto VigiVírus, revelou que 61% dos pacientes analisados nesse estudo eram do sexo masculino.

Com relação ao genótipo, 64% possuíam o genótipo 1, 33% do genótipo 3 e 3% do genótipo 2 e 4. Na região sul do Brasil, o genótipo 3 foi o mais prevalente (44%), quando comparado com as outras regiões (Sudeste 26% e Nordeste 27%). Além disso, dados mostram que no Brasil, entre doadores de sangue, a prevalência do vírus da hepatite C é de 1,2%.

A prevalência, na população no Brasil, do vírus da hepatite C está entre 1% et 2%. No Brasil a hepatite C é responsável por 70% de todas as mortas provocadas por hepatites. Nos Estados Unidos, estima-se que o número de mortes relacionadas à hepatite C é cerca de 15.000 por ano, sendo mais do que o número de mortes causadas pela AIDS (HIV), que nesse país morrem cerca de 12.700 pessoas por ano. [Estatísticas, fevereiro de 2012]. Cerca de 4 milhões de americanos estão infectados com o vírus da Hepatite C (VHC) e estima-se que 75% dessas pessoas não sabem que têm a doença (especialmente porque muitas vezes a doença não apresenta os sintomas óbvios).

Transmissão hepatite C – A principal via de transmissão do vírus da hepatite C é o contato com sangue contaminado. Ocorre também transmissão durante o ato sexual , embora seja rara, ou por contato com materiais contaminados por sangue, como seringas, agulhas, alicates de unha, instrumentos usados em tatuagens, dentre outros. A transmissão também pode acontecer durante o parto, de forma vertical. Apesar se relatos sobre a presença do vírus em outras secreções, como saliva, leite, urina e esperma, não há dados conclusivos sobre a transmissão através do contato com esses derivados do plasma.

Sintomas • Dor abdominal • Inchaço abdominal • Sangramento no esôfago ou no estômago • Urina escura • Fadiga • Febre • Coceira • Icterícia • Perda de apetite • Náusea e vômitos.

Diagnóstico Exames de sangue para detectar o vírus C em pessoas que tem fatores de risco de entrar em contato com o vírus ajudam a determinar se o paciente tem hepatite C e, assim iniciar o tratamento ou recomendar mudanças no estilo de vida que podem retardar danos ao fígado. Isto é recomendado porque a infecção por hepatite C geralmente começa a danificar o fígado antes de causar sinais e sintomas.

Exames de sangue também podem medir a carga viral, ou seja, a quantidade de vírus, e fazer a genotipagem do vírus – o que pode auxiliar na escolha da melhor opção de tratamento.

O médico também poderá recomendar um procedimento para remover uma pequena amostra de tecido do fígado para análises laboratoriais. A biópsia hepática, como é conhecido esse procedimento, pode ajudar a determinar a gravidade da doença e orientar as decisões de tratamento.

Durante uma biópsia do fígado, o médico insere uma agulha fina através da pele até o fígado para remover a amostra de tecido. Complicações Alem dos sintomas hepáticos, o vírus pode levar a algumas manifestações extra-hepáticas através da estimulação, como o surgimento de linfoma de células B, fibrose pulmonar idiopática, úlcera de córnea, tireoidite autoimune, glomerulonefrite membranoproliferativa, fenômeno de Reynaud, dentre outros.

Além disso, a hepatite C pode evoluir para o carcinoma hepato-celular e cirrose hepática. As complicações da cirrose hepática incluem ascite, hemorragias digestivas, peritonite bacteriana espontânea e encefalopatia hepática. Tratamentos A infecção por hepatite C é tratada com uma combinação de medicamentos antivirais a serem tomados ao longo de várias semanas, que tem como objetivo eliminar o vírus do corpo do paciente.

Durante todo o tratamento o médico irá monitorar a resposta do paciente aos medicamentos ministrados. Os medicamentos antivirais podem causar vários efeitos colaterais, a exemplo de depressão, dor muscular, perda de apetite, fadiga, febre e dor de cabeça.

Alguns desses efeitos colaterais podem ser graves, precisando interromper o tratamento. Se o seu fígado foi severamente danificado pela ação do vírus HCV, um transplante pode ser uma opção viável. Durante um transplante de fígado, o cirurgião remove o fígado danificado e o substitui por um saudável.

Fígados transplantados, em sua maioria, vêm de doadores falecidos, embora um pequeno número venha de doadores vivos que doam uma parte de seus fígados (que depois se reconstituem sozinhos). O transplante de fígado, no entanto, não é considerado uma espécie de cura para hepatite C. O tratamento com medicamentos antivirais geralmente continua depois de um transplante, pois a infecção pode voltar a ocorrer no novo órgão.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts:

Sobre a World Medic

BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Sobre a World Medic A World Medic é uma empresa desenvolvida para assessorar

Saiba sobre o diabetes

BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Saiba sobre o Diabetes O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla,

Obesidade e Câncer

BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Obesidade e Câncer A obesidade tem atingido grandes proporções em todo o mundo,

Importação de Medicamentos

Tratamento para Hepatite C

BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Tratamento para Hepatite C A FDA aprova o Vosevi para a hepatite C

Hepatite C

O que é Hepatite C?

BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você O que é Hepatite C? A hepatite C é uma doença infecciosa frequentemente

Importação de Medicamentos

Como Importar Medicamentos 4

BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Como Importar Medicamentos Parte 4 Ao longo dessa série Como Importar Medicamentos, buscamos

Importação de Medicamentos

© World Medic 2020

Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por

© World Medic 2020

Todos os Direitos Reservados