Sobre a World Medic
BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Sobre a World Medic A World Medic é uma empresa desenvolvida para assessorar
Nesse terceiro post, vou explicar para vocês quem pode importar medicamentos e o passo a passo.
A importação de medicamentos registrados e regulamentados no país de origem pode ser feita tanto por pessoa física ou por empresa registrada na ANVISA.
Entretanto, é necessário da anuência da ANVISA para importar medicamentos. Os técnicos avaliam a eficácia, a segurança e a indicação do medicamento antes de liberar a importação.
O Processo se inicia com o cadastro na instituição, seja uma pessoa física ou jurídica.
Para pessoa física, o cadastro é realizado feito mediante apresentação de um laudo médico, o qual descreva a necessidade do medicamento a ser importado. Além disso, a receita médica deverá discriminar a dosagem e a quantidade de medicamento a ser importada.
A aprovação do cadastro não costuma demorar muito, em geral, menos de uma semana.
Entretanto, no caso de empresas, esse cadastro é um pouco mais complicado. É necessário obter autorizações especiais para o transporte, a distribuição, a reembalagem e demais procedimentos relacionados ao medicamento importado.
Não. Basta que o medicamento a ser importado seja registrado no país de origem. Portanto, não há obrigatoriedade do mesmo estar registrado no Brasil.
A título de exemplo, temos os medicamentos novos em caráter experimental, que podem ser importados sob recomendação médica, com uma autorização temporária da ANVISA.
Os procedimentos para compra de medicamentos importados são simples, basta o requerente apresentar a receita médica contendo dosagem, quantidade e assinatura do médico com CRM.
Será necessário apresentar um laudo médico com a justificativa do profissional responsável para a opção do medicamento em detrimento de outros tratamentos com alternativas registradas pela ANVISA. O documento deverá conter o nome da doença, a descrição do caso e o CID.
Além disso, será necessário um termo de responsabilidade que atesta a ciência e responsabilidade tanto do médico quanto do paciente para os efeitos causados pela ingestão do medicamento. De posse dos documentos mencionados, será necessário formalizar a solicitação do medicamento importado mediante um formulário de importação, o qual deverá ser liberado pelo responsável legal.
Tudo vai depender do tempo que se tem para a importação de medicamentos. Entretanto, aconselho fortemente a procura de uma empresa especializada.
No caso, é necessária uma empresa de assessoria que irá encontrar um fornecedor para o seu remédio e irá organizar todo o procedimento de importação do medicamento.
Caso a empresa escolhida não faça o procedimento de desembaraço aduaneiro do medicamento, será necessário encontrar uma empresa que preste esse serviço.
Quer saber mais??
Confira nossa página de serviços sobre importação de medicamentos e confira como poderemos te ajudar.
Você já realizou a importação de medicamentos? Deixe um comentário contando a sua experiência!
BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Sobre a World Medic A World Medic é uma empresa desenvolvida para assessorar
BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Saiba sobre o Diabetes O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla,
BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Obesidade e Câncer A obesidade tem atingido grandes proporções em todo o mundo,
BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Tratamento para Hepatite C A FDA aprova o Vosevi para a hepatite C
BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você O que é Hepatite C? A hepatite C é uma doença infecciosa frequentemente
BLOG WORLD MEDIC Informações úteis pensando no melhor para você Como Importar Medicamentos Parte 4 Ao longo dessa série Como Importar Medicamentos, buscamos
Desenvolvido por
Todos os Direitos Reservados